Blog

Grupo de jovens empresários cearenses visitam grandes empresas na Alemanha

25 de setembro de 2017   publicado por: Patricia Gomes

A Missão Empresarial BigTrip Alemanha, com chancela do Governo Estadual, foi um sucesso e possibilitou ao grupo visitas em empresas como Fraport, Faber-Castell, Porsche e Supermercados Aldi, entre outras.

Entre os dias 3 e 10 de setembro, 27 jovens empresários de vários setores do comércio cearense, que integram a CDL Jovem de Fortaleza, compartilharam de mais uma nova experiência fora do país. A BigTrip Alemanha levou os jovens empresários à empresas multinacionais alemãs, onde o objetivo maior foi a troca de experiências e fomentar novos negócios.

Chancelada pelo Governo do Estado do Ceará, ao todo 7 empresas foram visitadas. O Grupo foi recebido por um representante de cada empresa, um diretor ou presidente.

Fraport: localizada em Frankfurt, a nova concessionária do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE) e de Porto Alegre (RS), recebeu o grupo através de seus Diretores. Na ocasião, foi explanada parte das estratégias para as novas instalações no Brasil e, também, foi mostrado como funciona o terceiro maior aeroporto da Europa (e o 9º maior do mundo), o de Frankfurt, com 60 milhões de passageiros por ano. Outro fator abordado foi o varejo dentro de um espaço, que teoricamente é para trânsito de passageiros, e hoje aliada as inovações e novas perspectivas de mercado, o aeroporto gera ao consumidor, além da viagem, um momento de experiência de compra, que otimiza o comércio. Os 27 jovens puderam conhecer as instalações em uma visita técnica, guiada pelos Diretores Sven Arzt, Janet Wiechert-Smeykal e Robert Payne.

Para o aeroporto de Fortaleza, a Fraport já estuda todo o entorno na busca de novas soluções que possam viabilizar um melhor funcionamento das futuras instalações. Quando questionados sobre o impacto da nova administração do Pinto Martins na cidade, a resposta foi clara e objetiva: valorizar ainda mais o empreendimento na cidade e gerar lucros para operadoras (lojistas) e clientes, além de conforto para os passageiros.

Faber-Castell:  a 200km de Frankfurt, na pequena cidade de Stein, o grupo foi recepcionado primeiramente pela Chefe de Comunicação da empresa, Sandra Suppa, e logo em seguida pelo Conde Charles Von Faber-Castell, da 9ª geração de herdeiros e Presidente, responsável pela linha Premium da empresa, que deu as boas-vindas e fez as honras ao Castelo onde funciona a fábrica e o museu. Charles é Consul Brasileiro em Frankfurt, título que herdou do pai pelos projetos e acordos firmados no Brasil de sustentabilidade ambiental e laboral.

Com uma produção de mais de 2 bilhões de lápis por ano, a empresa está presente em 5 continentes e possui um total de 8 mil funcionários, sendo 1000 (mil) na Alemanha. Apesar de não ter forte atuação no mercado americano, hoje é a empresa mais antiga dos EUA. Apaixonada pelo Brasil, a empresa está presente desde os anos 1930 e tem produção própria na região de Prata, Minas Gerais. Com uma política de reflorestamento, as árvores são selecionadas e plantadas juntamente com plantas nativas numa área de 10 mil hectares.

O Grupo teve a oportunidade de acompanhar o processo produtivo na fabricação de lápis, desde a madeira, grafite, controle de qualidade e acabamento. A empresa atua também no mercado de artes, arquitetura e cosmética. Durante a visita o grupo visitou as instalações do castelo, onde funciona o museu e conta toda a história dos seus fundadores. Um local rico em beleza e história.

Supermercados Aldi: em uma experiência no varejo supermercadista, os 27 jovens empresários conheceram as instalações do ousado varejista ALDI. Localizado em um Centro Comercial, com uma forma inovadora nos processos, e no preço, a rede possui cerca de 300 lojas em toda a Europa, onde mantém o atendimento impecável, desde a colocação de produtos nas prateleiras até o caixa. Além do processo rápido e ágil, evitando filas, um conscientização que o próprio consumidor já está habituado. Gigante do varejo alemão, a rede de supermercados baratos detém cerca de 40% do mercado alimentício no país. O grupo teve a oportunidade de conhecer o varejo da região em Drogarias, Lojas e farmácias.

Porsche e Mercedes Benz: situado em Stuttgart, o dia foi exclusivo para visitação aos museus dos mais cobiçados carros de todo mundo. Em uma visita guiada, a experiência levou o grupo a conhecer mais sobre os carros como os da época da 2ª Guerra Mundial, entre modelos clássicos aos mais ousados e modernos dos tempos de hoje. Novas tecnologias aliadas a inovação em design, fazem da Porsche e da Mercedes Benz serem os carros mais atraentes e visados, com modelos esportivos e clássicos.

BASF: uma das maiores indústria de pesquisa e desenvolvimento químico do mundo, fundada em 1865, fica situada em Mannheim. O grupo visitou o museu, onde pôde compartilhar de experiências e conhecer os processos da fabricação de Co², Amoníaco entre outros. Além de conhecer tecnologias usadas no processo de fabricação de componentes para utilização em diversos segmentos do nosso dia-a-dia, como essências; componentes para composição de fraldas, absorventes, tecidos absorventes de pilotos de fórmula 1. Entre os clientes, também fazem parte do seleto grupo empresas como as Tintas Suvinil, indústrias automotivas e área de cosméticos como L’oreal, Chanel, Dior e muitas outras grandes marcas mundiais. A BASF também é líder no fornecimento de aditivos alimentares para gado e animais de estimação. Hoje possui 114 mil trabalhadores em 5 continentes, sendo mais de 36 mil na Alemanha.

Mosteiro Kloster Eberbach: a 300km de Frankfurt, na pequena cidade de Eltville am Rhein no vale do rio Reno, o grupo conheceu as instalações do Mosteiro, que foi o lar de centenas de monges. Hoje no local também funciona um hotel. Durante a visita técnica, o grupo apreciou o momento degustação de vinhos que são fabricados no Mosteiro, considerado o maior e melhor da Alemanha, com especialidade nos vinhos brancos.

Centro de Frankfurt: uma tarde dedicada a uma jornada de experiências no comércio varejista. O grupo ficou livre para conhecer a região do comércio local, considerado um dos mais importante da Europa, onde estão presentes grandes marcas como Louis Vuitton, Mont Blanc, Tiffany, além das marcas locais.

Foram 7 dias de conhecimento e vivência da cultura alemã, que durante o City Tour o grupo conheceu o centro histórico de Frankfurt. Um oportunidade para amadurecimento e possibilidade de novos olhares para o varejo e indústria cearense. Práticas que são invejáveis na qualidade e na certificação de trabalhos realizados com cuidado e dedicação dentro das empresas. Com certeza são 27 novas mentes que voltaram para o Brasil, com um novo olhar de estruturações para suas empresas e clientes. A BigTrip Alemanha foi a última da gestão da Presidente Jamila Araújo, que passa o bastão no fim deste ano. Uma viagem que deixou um gostinho de saudade, e com novas ideias para as próximas de virão. 27 novos amigos, colegas de trabalho e parceiros surgiram durante a agenda intensa de compromissos. Dentre os objetivos, uma integração que facilitou o relacionamento entre os associados da CDL Jovem, e podemos dizer, com toda certeza, que esse objetivo foi alcançado. Fechando com chave de ouro o grupo se reuniu no jantar de confraternização para comemorar os resultados da viagem.

 

Por Patricia Gomes


Tags: #Alemanha #BigTrip #Business #CDL Jovem #viagem

Cadastre-se

Receba novidades da CDL Jovem.